sexta-feira, 30 de maio de 2014

Resenha de Extraordinário





                                         Livro: Extraordinário

                                         Autor: R. J. Palácio
                                              

                                            Sinopse:                                                   

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.





                                 Resenha:

                           Olá pessoal, confesso que não tenho ideia de como fazer essa resenha, uma vez que ainda estou sob o impacto desse livro que realmente é EXTRAORDINÁRIO. August e sua história de vida me conquistaram por completo, e com certeza é um livro que todo mundo deveria ler, pois a meu ver, o livro narra uma história de superação, não somente de August, mas também para os que são próximos a ele, pois como dito na sinopse do livro, August nasceu com uma síndrome que deforma seu rosto, portanto, é alvo fácil de críticas maldosas e preconceitos.
O livro é narrado em primeira pessoa, então o livro nos é apresentado pela perspectiva de August, família e amigos. O q deixa o leitor mais próximo dos personagens.
August tem 10 anos, e não é um garoto de aparência comum, e ele sabe disso. Achei muito interessante do livro  não tentar te impor algo do gênero "todos somos iguais por dentro", ele mostra coisas além disso, mostra que a aparência pode muitas vezes causar a primeira impressão, mas que não é isso que realmente importa. Auggie não é um garoto covarde, consegue fazer amigos quando começa a ir para a escola mas, como todas as pessoas, sente o que é o peso da rejeição. E rejeição dói!
August nunca tinha ido à escola, por causa das diversas cirurgias que teve que fazer, sua mãe  ensinava as matérias para ele em casa mesmo. E  o livro inicia com a questão de August: Ir ou não ir para a escola, “eis a questão”, pois ele não queria ir, mas seus pais,  (principalmente sua mãe) sempre zelosos e até protetores demais, conseguem convencê-lo a ir. No início a escola foi muito difícil tanto para August,quanto para os alunos da escola, pois estes, não sabiam como tratá-lo, pois lidar com o rosto diferente de Auggie, não é fácil. Realmente é difícil lidar com o que é diferente, fazendo-nos muitas vezes, não sermos legais, com quem é diferente. Mas quando as pessoas vão conhecendo Auggie vão se afeiçoando a ele, barreiras e paradigmas começam a ser superados e quebrados, pois ele é encantador e cativante , e é isso que importa.

“Nós não precisamos de olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós”.

É muito bom ver o impacto que August tem na vida das pessoas: seja da família, dos amigos, ou das pessoas da escola – mesmo que impacto nem sempre seja cem por cento positivo. Ressalto aqui que, sua própria irmã (Olívia – Via), por exemplo, teve de aprender a conviver com fato de que sempre teria de ficar um pouco de lado com relação aos pais, por causa das necessidades de August. Então Via aprende a se virar sozinha, pois entende desde cedo que August necessitava mais dos pais do que ela. Destaco também que em muitos momentos August foi mais compreensivo com as pessoas, com a forma destas o tratarem, do que as pessoas para com ele.

Extraordinário é uma história que emociona, que cativa, a leitura é muito agradável, fluída, e que nos mostra, através da inocência das crianças, como pequenas atitudes podem mudar a vida de alguém: o estender e aperto  de uma mão, uma aproximação, um sorriso, um abraço de aceitação ou um toque de conforto. Com quantos Augusts você não tromba todos os dias? Pode ser que ele não tenha o rosto deformado, mas pode estar simplesmente precisando de um ombro amigo, de uma palavra de encorajamento, de um sorriso amável e amigável. Pode estar simplesmente precisando de uma chance para mostrar do que é capaz. E Auggie prova para todos q é capaz!
 Finalizo a resenha colocando aqui uma frase dita por August que é formidável!

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.” 

Quem ler o livro, vai entender o porque do contexto dessa frase. Então confiram!!!

Até a próxima!!!

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Resenha do Livro A outra Sombra




                                                          




                                          Livro: A Outra Sombra
                                                    
                                          Autor: Max Moreno

                                          Edição: 1° Edição/ março de 2014


                                                            Sinopse:


"E se você descobrisse que a morte é só um detalhe?!...Vinícius é um rapaz ingênuo, incapaz de perceber que o mal pode estar onde menos se espera. Mas um grave acidente de automóvel vai deixá-lo diante de um terrível mistério, algo capaz de arrastá-lo para um mundo sombrio e surpreendente. Agora o rapaz se vê diante de uma assustadora sequência de eventos, onde nem tudo é o que parece.

Repleto de intrigas e emoções. A Outra Sombra é um romance inquietante, que nos conduz a um caminho sem volta. Segredos , ressentimentos e desejo de vingança se confrontam  numa surpreendente busca por respostas, onde qualquer um pode ser o próximo."




 Resenha:

É com muita alegria que resenho esse livro. Esse é mais um livro nacional de qualidade que prende a nossa atenção do início ao fim. O livro é narrado em primeira pessoa, quem nos conta a história é o protagonista Vinícius. 
A escrita é clara e objetiva, tornando a leitura ainda mais viciante. Mal conseguia colocar o livro de lado.
A história começa com um acidente de carro envolvendo Vinícius e seus amigos, e infelizmente todos morrem, mas algo diferente acontece com o espírito de Vinícius, ele não parte da Terra e não entende o porque dessa situação, o que parecia ser o final do caminho, se transformou no início de uma nova caminhada. Com o tempo o nosso protagonista descobre que precisa cumprir determinadas missões, antes de partir para outro plano espiritual.
Em cada nova missão, Vinícius ajuda uma pessoa diferente,passando então a conhecer mais a fundo a vida de cada um que ajuda, dando a nós leitores a oportunidade de conhecermos muitas histórias de vida e a jornada de cada um, além de podermos conhecer mais de perto a caminhada de cada um. É nessa enriquecedora viagem que encontra seu próprío caminho. A cada missão concluída, somos convidados à reflexão e aprendemos algo para nossa própria vida. Fui tocada pela triste história da pequena Juliana, que não merecia o que lhe aconteceu.


"A minha missão ali, era transmitir ao pai da pequena Juliana que a morte definitivamente, não é o fim, mas o começo de uma nova história..." (pág 100)



Emocionei-me com a história de Dona Cema, que se mostrou merecedora da bênção que recebeu.


"Ás vezes ela tinha a impressão de que o espaço de tiques-taques do relógio aumentara consideravelmente. Esse era um sinal de que um dos maiores temores da chamada velhice a havia alcançado: a solidão. Uma das grandes vilãs da humanidade aos poucos se tornava íntima de Dona Cema" (pág.112)
 


Gostei muito de ter lido esse livro, e creio que ele apareceu em minha vida na hora certa, pois esse é o tipo de livro que quer passar uma mensagem, um algo a mais, para pensarmos, refletirmos e agirmos. É um livro que nos encanta na simplicidade da escrita, na força das histórias e na delicadeza das palavras. 

Enfim, recomendo esse livro, a quem está disposto a aprender esse "algo a mais"!


The  End