sexta-feira, 30 de maio de 2014

Resenha de Extraordinário





                                         Livro: Extraordinário

                                         Autor: R. J. Palácio
                                              

                                            Sinopse:                                                   

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.





                                 Resenha:

                           Olá pessoal, confesso que não tenho ideia de como fazer essa resenha, uma vez que ainda estou sob o impacto desse livro que realmente é EXTRAORDINÁRIO. August e sua história de vida me conquistaram por completo, e com certeza é um livro que todo mundo deveria ler, pois a meu ver, o livro narra uma história de superação, não somente de August, mas também para os que são próximos a ele, pois como dito na sinopse do livro, August nasceu com uma síndrome que deforma seu rosto, portanto, é alvo fácil de críticas maldosas e preconceitos.
O livro é narrado em primeira pessoa, então o livro nos é apresentado pela perspectiva de August, família e amigos. O q deixa o leitor mais próximo dos personagens.
August tem 10 anos, e não é um garoto de aparência comum, e ele sabe disso. Achei muito interessante do livro  não tentar te impor algo do gênero "todos somos iguais por dentro", ele mostra coisas além disso, mostra que a aparência pode muitas vezes causar a primeira impressão, mas que não é isso que realmente importa. Auggie não é um garoto covarde, consegue fazer amigos quando começa a ir para a escola mas, como todas as pessoas, sente o que é o peso da rejeição. E rejeição dói!
August nunca tinha ido à escola, por causa das diversas cirurgias que teve que fazer, sua mãe  ensinava as matérias para ele em casa mesmo. E  o livro inicia com a questão de August: Ir ou não ir para a escola, “eis a questão”, pois ele não queria ir, mas seus pais,  (principalmente sua mãe) sempre zelosos e até protetores demais, conseguem convencê-lo a ir. No início a escola foi muito difícil tanto para August,quanto para os alunos da escola, pois estes, não sabiam como tratá-lo, pois lidar com o rosto diferente de Auggie, não é fácil. Realmente é difícil lidar com o que é diferente, fazendo-nos muitas vezes, não sermos legais, com quem é diferente. Mas quando as pessoas vão conhecendo Auggie vão se afeiçoando a ele, barreiras e paradigmas começam a ser superados e quebrados, pois ele é encantador e cativante , e é isso que importa.

“Nós não precisamos de olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós”.

É muito bom ver o impacto que August tem na vida das pessoas: seja da família, dos amigos, ou das pessoas da escola – mesmo que impacto nem sempre seja cem por cento positivo. Ressalto aqui que, sua própria irmã (Olívia – Via), por exemplo, teve de aprender a conviver com fato de que sempre teria de ficar um pouco de lado com relação aos pais, por causa das necessidades de August. Então Via aprende a se virar sozinha, pois entende desde cedo que August necessitava mais dos pais do que ela. Destaco também que em muitos momentos August foi mais compreensivo com as pessoas, com a forma destas o tratarem, do que as pessoas para com ele.

Extraordinário é uma história que emociona, que cativa, a leitura é muito agradável, fluída, e que nos mostra, através da inocência das crianças, como pequenas atitudes podem mudar a vida de alguém: o estender e aperto  de uma mão, uma aproximação, um sorriso, um abraço de aceitação ou um toque de conforto. Com quantos Augusts você não tromba todos os dias? Pode ser que ele não tenha o rosto deformado, mas pode estar simplesmente precisando de um ombro amigo, de uma palavra de encorajamento, de um sorriso amável e amigável. Pode estar simplesmente precisando de uma chance para mostrar do que é capaz. E Auggie prova para todos q é capaz!
 Finalizo a resenha colocando aqui uma frase dita por August que é formidável!

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.” 

Quem ler o livro, vai entender o porque do contexto dessa frase. Então confiram!!!

Até a próxima!!!

12 comentários:

  1. Viva Mariposa,

    Excelente resenha e sem duvida que foi um livro que te marcou, nota-se claramente no teu comentário, fiquei curioso ;)

    Bjs e boas leituras :D

    ResponderExcluir
  2. Oi Fi,
    obrigada pelos elogios, e sei,esse livro me marcou muito, se tiver a oportunidade de ler, leia, não vai se arrepender :D

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha, parece ser um livro excelente ! Fiquei curiosa para ler também. Beijos
    Vem conferir a nova coleção da Capricho !
    http://meudocemundo2010.blogspot.com.br/2014/05/arrase-no-dia-dos-namorados-colecao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice,
      muito obrigada pela visita, e o livro é muito bom, vale à pena a leitura.
      E logo logo, irei ao seu blog!

      Abraços

      Excluir
  4. Aaaah, eu estou morrendo pra ler esse livro, só que ainda não deu certo de comprar y.y
    Sua resenha me deixou com ainda mais vontade, se é que é possível!

    Beijo :*
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Tainah,
    Obrigada pela visita, adorei o comentário, e realmente esse livro é muito bom, vale à pena tê-lo na estante para quando quiser lê-lo novamente. Eu com certeza vou reler um dia!!! :D

    Abraços e boas leituras!

    ResponderExcluir
  6. Já li esse livro e gostei bastante <3 Aproveitei a promoção e comprei logo haha ;) Adorei a narrativa da autora é bem interessante e me deixou bem apegado com o livro hahaha :) Espero ler mais livros da autora ;) Adorei a resenha ;)
    Abraços e boas leituras *-*

    ResponderExcluir
  7. Olá Luan,

    Obrigada pela visita e comentário, tb adorei esse livro, e assim que puder irei comprá-lo, pois li em e-book, mas este é o tipo de livro q devemos ter em nossa estante real e o Auggie é muito fofo, não é!!!rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Acho que todo adolescente, mãe, tia, vó,vô, primos, deveriam ler este livro. É tão singela a forma que é tratado o tema!Amei a resenha!
    http://conversapraiaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    agradeço muito a sua visita, logo, logo irei ao seu blog retribuí-la, certo?
    E gostei de saber q gostou da minha resenha, na verdade acho que todos deveriam ler esse livro, pois é uma grande lição de vida para todos nós, não é?

    Abraços e boas leituras!

    ResponderExcluir
  10. Olá Amanda,

    parece-me um livro muito bom e muito comovente. Gostei muito da tua opinião. Fiquei curiosa!

    Bjs e boas leituras

    ResponderExcluir
  11. Oi Maria,
    obrigada pela visita e desculpe pela demora em lhe responder. Realmente esse livro é muito bom e comovente, vale muito à pena ler!!!

    Abraços e boas leituras!!! :D

    ResponderExcluir