segunda-feira, 16 de junho de 2014

Resenha de O Bisturi de Ouro







                                   Livro: O Bisturi de Ouro

                                   Autor: Chaiene Santos


                                             Sinopse:

Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe que era muito inteligente e conseguia, enxergar o futuro com os olhos da sabedoria.
No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía.
O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade e, depois de descobrir a culpa do "amigo", terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão.


                             Resenha:

Convido a todos a lerem esse livro, pois se trata de  mais um livro nacional de ótima qualidade. Confesso que no início, o livro me pareceu chato, mas a medida que a leitura avançava, a cada nova página lida, ele  prendeu minha atenção, e me vi lendo o livro sem parar.


O mesmo é narrado em terceira pessoa, tendo como protagonista Eduardo, que juntamente com sua mãe tinham o mesmo sonho, que era  de Eduardo  tornar-se médico. Mas a vida não era fácil para Eduardo e sua família, pois eram pobres e para realizar esse sonho, o protagonista teria que se esforçar muito, e foi o que aconteceu. Eduardo era um ótimo aluno, inteligente e esforçado, que aos poucos foi conquistando seu espaço. Esse livro também pode ser visto como uma história de superação. Pois  Eduardo encontrou muitas dificuldades para tornar-se médico.



"Ser  um vencedor é executar os sonhos. mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos  triunfa sem glória..."  (página 73)


Nada foi fácil para Eduardo, e para piorar as coisas, ele conhece uma pessoa, que o prejudica muito, estou falando de Glauco, um homicida, que não pensa duas vezes em fazer algo, mesmo prejudicando alguém,  para conseguir alcançar seus objetivos e desejos. Eduardo sempre foi amigo de Glauco, mas a reciproca infelizmente, não era verdadeira.
Ressalto aqui, a importância da família de Eduardo em sua vida, um dos pontos principais do livro, que mostra que com o apoio familiar, os degraus da vida de uma pessoa, podem ser mais fáceis de subir. Dona Catarina é um exemplo de mãe, pois estava sempre incentivando o filho a estudar, aconselhava o mesmo, fazia economias para ajudar Eduardo futuramente na faculdade, enfim era uma pessoa batalhadora também, que merece reconhecimento.
Os personagens são bem construídos, com personalidades fortes e interessantes, cada um a seu modo,
a história é narrada de maneira marcante, fazendo com que o leitor, se interesse cada vez mais pela leitura. É mais um livro que quer passar uma mensagem para o leitor, e acredito que a grande mensagem que esse livro quer passar, é de não desistirmos de nossos sonhos, pois com esforço e boa vontade se chega aonde se quer chegar. Não posso deixar de mencionar, que o final do livro me surpreendeu, não esperava, e nem suspeitava do final deste, realmente me impressionou.


"Os Sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pulá-los nem prejudicar outras pessoas. Como início de um projeto de vida, o sonho e a força de vontade nos ajudam a enfrentar obstáculos e a seguir em frente" (página 71)
                                                         


Enfim, é um livro muito bom que vale a pena ser lido.

Até a próxima!!!

19 comentários:

  1. Olá Amanda
    Gostei muito da tua resenha e é sempre muito bom divulgar escritores nacionais. Uma excelente aposta no teu blogue.
    O livro parece-me interessante e muito positivo. os esforços do Eduardo e dos seus pais, bem como a dúvida na atitude que ele tem de tomar face ao amigo mostram um lado humano muito bom.
    gostei muito
    Bjs e boas leituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá A Caminhante,

      obrigada pela visita, gostei muito, e tb gostei de ler esse livro, realmente é uma boa história, principalmente do ponto de vista de superação, pois Eduardo e sua mãe são perseverantes, não desistindo de seus objetivos.

      Bom... é isso, abraços e boas leituras!

      Excluir
  2. Oi Amanda, tudo bem ?
    Adorei sua resenha , já li esse livro e amei demais ! A escrita do Chaiene é muito boa e a vida do Eduardo é bem interessante , os seus esforços , seus amores e um pouco de humor haha , adorei demais esse livro :D E a mensagem que o Chaiene quer nos mostrar é bem legal ! Todos deveriam ler :3
    Parabéns pela resenha !
    Abraços e boas leituras ;)
    Um Grande Vício Literário | Compartilhe Seu Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luan,
      há quanto tempo, hein? Gostei muito de sua visita, e de sua opinião sobre o livro em questão. Agradeço tb os elogios feitos a minha resenha, muito obrigada! Logo, logo irei ao seu blog, certo?

      Abraços e boas leituras!!!

      Excluir
  3. Olá Amanda
    Parece um livro bem interessante. E é bom divulgar autores nacionais. Por vezes andamos entretidos com outros autores quando por vezes nos escapam autores que escrevem na nossa língua (não estamos sujeitos a más traduções). O último livro que li era de uma autora portuguesa e adorei.
    Quanto a este livro não sei se existe em português de Portugal. Mas se exististe é um livro que me agradaria ler a avaliar pelo teu post.
    Gostei bastante Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa,
      Muito obrigada pela sua visita, me deixou muito contente! E eu gostaria que vc me falasse o nome do livro e da autora portuguesa do livro mencionado, gostaria de ler. E realmente é muito bom quando lemos um livro nacional no qual gostamos, e por isso estou divulgando livros do Brasil, pois por aqui tem muita coisa boa!!!

      Abraços e boas leituras!!!

      Excluir
  4. É um blog encantador encontrei o seu blog enquanto navegava pela net, não li muito, mas gostei do que vi e li,espero voltar mais algumas vezes,deu para ver a sua dedicação e claro sempre aprendemos ao ler blogs como o seu.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário.
    Abraço fraterno.António.
    Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio,

      Desculpe pela demora em responder seu comentário (que aliás, gostei muito), mas estava resolvendo problemas pessoais e tive q abandonar o blog um pouquinho rsrs Mas já estou de volta e logo, logo teremos resenhas novas. Agradeço os elogios e será sempre um prazer recebê-lo no meu blog!

      Abraços e volte sempre!!!! :D

      Excluir
  5. Ois Amanda,

    Mais um livro que me parece muito bom e sem duvida que é uma excelente aposta divulgares os escritores brasileiros ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      agradeço a visita, gostei muito de seu comentário! :D

      Abraços e boas leituras!!!

      Excluir
  6. Me pareceu meio maluco esse livro heehehe :P
    mas ao mesmo tempo parece ser bem interessante :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique,
      agradeço a visita, e realmente esse livro é muito interessante, se tiver oportunidade de ler, leia! :D

      Abraços e boas leituras!!!

      Excluir
  7. Olá Amanda
    Visitando o seu novo espaço. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clarinda,
      agradeço a visita e gostaria de saber sua opinião, sobre o meu "novo espaço" rsrsrs Espero q tenha gostado :D

      Abraços e boas leituras!!!

      Excluir
  8. Oi Florrrrrrrrrr
    Já li esse livro e gostei muito! Ele tem um lado motivacional muito grande e me fez bem ler!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/07/vale-pena-ver-de-novo-especial.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda Querida!
      Saudades de vc! Passei aqui para te deixar um beijo e olhar se tem post novo!
      Beijos
      http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/07/resenha-cicatrizes-eva-zooks.html

      Excluir
    2. Oi Paula.
      Obrigada pela visita, andei meio sumida, mas agora estou de volta para ler e resenhar MUITO e logo, logo, postarei algo, certo?

      Abraços e boas leituras! :D

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    As ideias sobre as suas postagens são legais! Continue assim, livros são passagens para um mundo desconhecido e perfeito. Boas leituras!

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    obrigada pelo comentário, gostei MUITO, concordo com vc, livros nos transportam para um mundo fantástico, que é muito bom estar nele.

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderExcluir